Reajuste 2023: entenda por que seu plano pode ficar até 9,63% mais caro.
No dia 12/06 a ANS divulgou o valor do teto para os reajustes de planos individuais e familiares regulamentados. A medida vai impactar quase 8 milhões de beneficiários, que representam 16% o que representa aproximadamente 16% dos 50,6 milhões de consumidores de planos de assistência médica no Brasil.
O percentual é valido para maio de 2023 a abril de 2024. O reajuste é aplicado no mês de aniversário do contrato, sendo assim, mês em que o plano foi contratado. Para contratos com aniversário em maio, junho e julho a cobrança retroativa está autorizada.
Para estipular o valor do percentual, fatores como a inflação, o aumento ou a queda da frequência de uso por parte dos beneficiários, os custos dos serviços médicos e dos insumos são levados em conta. Comparado a 2022, o reajuste foi bem abaixo do que no ano anterior, 15,5%, o maior reajuste em 22 anos.
O reajuste é válido para planos individuais e familiares. No entanto, em planos de saúde coletivos e empresariais, as operadoras podem determinar os preços e reajustes, sem precisar de autorização da ANS.
Para aqueles não estão satisfeitos com os reajustes, nossos Bro’s estão à disposição para ajudar na escolha de um novo plano. Fale conosco e não fique sem plano de saúde.
Fonte: ANS
0 Comentários